Aprender como limpar e esterilizar potes de vidro é uma boa ideia para quem quer aproveitar aqueles potes de supermercado, independentemente do tipo de produto que vem dentro dele. Afinal, sem esterilizar, é muito provável que qualquer receita que você faça, perca o gosto ou “desande”.
Porém, lembre-se de que apesar de funcionar em alguns casos, a esterilização nem sempre será o melhor caminho pois, dependendo do produto que você irá armazenar depois, ainda assim o vidro pode permanecer contaminado, ok?
Neste artigo, a Embavale Sul vai te ajudar a entender mais sobre a esterilização de potes de vidro. Veja uma dica muito prática e simples que você pode fazer em casa!
Dicas iniciais de como limpar e esterilizar potes de vidro
Antes mesmo de começar a esterilizar os potes de vidro, é muito importante que você faça o manejo desses vidros de forma adequada. Ou seja, você precisa limpá-los e lavá-los corretamente, já que a esterilização é apenas um passo final para garantir que nenhuma bactéria invisível esteja presente no vidro.
Além disso, lembre-se de que a esterilização caseira, por si só, pode não ser o suficiente para manter a qualidade do vidro. Se você deseja vender algum produto, por exemplo, o melhor caminho é adquirir potes de vidros novos e limpos, a fim de garantir o melhor resultado possível para o seu projeto.
Porém, se você precisa fazer a esterilização em um caso pontual, o primeiro passo é lavar bem as suas próprias mãos, com água e sabão, e depois começar a manusear os potes de vidro. Tire a embalagem, limpe a cola e use uma escovinha de dentes para alcançar as áreas mais difíceis, como a rosca da tampa ou da boca do pote.
Depois, siga para as próximas etapas.
Analise os potes cuidadosamente
Não são todos os potes de vidro que estão aptos a uma limpeza e esterilização para reaproveitamento. Por isso, você precisa analisar cuidadosamente cada vidro que você quer aproveitar para alguma geleia ou conserva caseira. Além do mais, dependendo do seu objetivo, pode ser que esse tipo de manobra não seja a mais qualificada. Adquirir vidros novos e limpos pode ser mais seguro, ok?
Gire ele em 360˚, observe se há alguma rachadura, algum trinco ou até mesmo algum arranhado. Qualquer situação de desgaste como as mencionadas, levam o seu vidro a não reutilização. Afinal, ele perde a camada protetora e impermeabilizante.
Além disso, você também precisa observar se a rosca do pote está em dia e se a tampa dele não está estragada. Caso o problema esteja apenas na tampa, você pode comprar tampas novas.
Leia também o artigo: Como escolher o Pote de Vidro ideal para a sua Conserva? Entenda!
Retire todo o excesso de sujeira ou cola dos rótulos
Outra etapa do manejo de preparo para esterilizar o seu pote de vidro, é remover toda a cola e sujeira que está no pote. Essa é uma das etapas mais importantes, pois diz respeito à limpeza em si. Lembre-se: limpar o pote é diferente de esterilizar. A sequência sempre deverá ser (1) limpeza e (2) esterilização.
Para remover a cola do vidro você pode usar água quente. Deixe os potes de molho por alguns minutos e a cola tendencialmente irá sair. Se não sair, borrife álcool. Mas cuidado para não forçar ou arranhar o vidro.
Comprove que a tampa está impecável
As tampas para potes de vidro são feitas especificamente para esse tipo de material. Afinal, as tampas precisam vedar e muitas vezes criar vácuo dentro do vidro. Nesse caso, é fundamental que você observe se está tudo certo com a tampa antes de esterilizar ela também. Se a tampa estiver quebrada ou solta, não vai adiantar para o seu projeto.
- Para testar corretamente é bem fácil: encha o pote de vidro com água e deite ele em cima de uma toalha. Se houver qualquer tipo de vazamento, a tampa não está boa. Se não houver vazamento ou gotejamento, a tampa está boa.
Ferva os potes em uma panela
E agora, sim, você pode começar a esterilizar os potes de vidro, desde que eles atendam os requisitos necessários até aqui. A sua esterilização será em água fervente. Continue lendo para aprender!
Passo a passo para ferver os potes
Como limpar e esterilizar potes de vidro em água fervente? É muito simples, mas é preciso tomar alguns cuidados. Continue lendo para conhecer os 6 simples passos para aplicar em vários tipos de potes para conserva ou geleias caseiras.
1- Lave bem as mãos
Antes de qualquer coisa, você precisa estar com as mãos limpas. Para começar a manusear os potes de vidro, lave suas mãos com água e sabão e assim garanta que as bactérias da sua própria mão vão ser eliminadas.
2- A panela precisa ser funda
Independente de quantos potes você tem em casa para limpar e esterilizar, saiba que será preciso escolher um tipo de panela funda para esse trabalho.
Ou seja, a panela precisa ter espaço suficiente para que o pote de vidro fique totalmente coberto de água e eles não fiquem esbarrando um no outro. O atrito durante a fervura pode quebrar ou arranhar os potes. Cuidado!
3- Forre a panela com um pano
O passo 3 é para que os seus potes estejam sempre seguros na hora da fervura, e você vai usar um simples pano para garantir isso.
Como? Basicamente, você vai forrar a panela com esse pano para que os potes de vidro não entrem em contato com a panela, gerando atrito. Além disso, você também pode colocar um pano por entre os potes e assim garantir que eles não vão tocar um no outro.
4- A água precisa cobrir 2,5cm acima dos potes
A panela profunda serve justamente para esse passo aqui: você precisa garantir que os potes de vidro fiquem cobertos com, pelo menos, 2,5cm de água acima deles. Ou seja, eles precisam ficar mergulhados na água. Caso contrário, a fervura não vai esterilizar os potes.
5- Ferva por 10 a 30 minutos
Cuidado para não ferver demais e nem de menos. Pouco tempo não vai ser suficiente para esterilizar os potes de vidro, e muito tempo pode danificar a estrutura deles.
Por isso, um tempo entre 10 e 30 minutos é mais do que o suficiente para garantir que as bactérias sejam eliminadas e assim ocorra a esterilização.
6- Use uma pinça para tirar os potes e deixe-os secar
Não use as mãos para tirar os potes da água depois que a fervura terminar. Antes de removê-los, deixe-os esfriar na própria água. E depois, use uma pinça para trazê-los até uma superfícies em que a água possa escorrer. Pode ser em cima de um pano, por exemplo.
E com isso, seus potes de vidro estão limpos e esterilizados para um próximo uso!
Leia o artigo: Tipos de Potes de Vidro com Tampa: Geleia, Azeitona, Conserva e Outros!
Pulverizar álcool no pote ajuda a esterilizar?
Antes de efetivamente usar o seu pote de vidro esterilizado, você pode pulverizar álcool etílico de 96 graus para garantir que qualquer resquício de bactéria seja eliminado. Embora não seja necessário, é uma dica extra para complementar a limpeza.
Será que esterilizar é o melhor caminho?
Seja pela “pressa” ou por qualquer outro motivo, muitas pessoas podem recorrer à esterilização como uma solução para usar potes de vidro.
Porém, a nossa recomendação é que você pense bem sobre esse assunto, pois nem sempre os vidros reciclados terão a segurança e a higiene que você precisa para armazenar alimentos ou outros tipos de produtos.
Além disso, se você deseja vender alguma coisa dentro dos frascos, lembre-se de que os órgãos competentes podem não aprovar esse tipo de reaproveitamento. Portanto, fazer essa pesquisa também é necessária.
E não se esqueça: você pode contar com a Embavale Sul, a empresa especialista na produção de embalagens de vidro, como potes de vidro para conserva atacado e diversos outros modelos, para atender qualquer demanda.
Sempre que precisar atualizar seus estoques com vidros novos e de alta qualidade, conte com a Embavale Sul!